MEC fará avaliação em Juazeiro no mês de outubro para implantação de curso de Medicina

Por Irlander Bacelar 16/08/2017 - 11:41 hs
Foto: foto/divulgação

O Ministério da Educação (MEC) fará, na segunda quinzena do  próximo mês de outubro, uma visita a Juazeiro (BA) para avaliar as condições do município no que diz respeito a implantação da Faculdade Estácio de Sá. Ontem (15), a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, recebeu representantes da institutição, com objetivo de alinhar os principais requisitos para autorização do curso de Medicina.

Na ocasião, a secretária salientou que o município já está adequado à maioria das solicitações. “Não mediremos esforços para ajustar o que ainda é preciso, para que possamos atender a esse anseio da população. A vinda de uma faculdade desse porte para o município traz não só educação e formação de profissionais, mas também um desenvolvimento social e econômico para a cidade”, destaca.

Entre os critérios em pauta, foi discutida a abertura de vagas de residência médica, bem como a necessidade de um mapeamento da rede para execução do plano das atividades do curso. Segundo Silvio Pessanha, gestor nacional do Curso de Medicina da Estácio, as aulas devem começar entre fevereiro e março de 2018.

Professores

Na próxima semana lançaremos no site da Estácio o edital para contratação do corpo docente. Já as inscrições para o processo seletivo dos estudantes devem ser realizadas entre novembro e dezembro, após a visita do MEC. O curso terá 55 vagas, onde um aluno será bolsista integral – com o pré-requisito de ser natural e residir em Juazeiro, além da comprovação de baixa renda” explica.

O encontro contou ainda com as presenças da diretora administrativa da Maternidade de Juazeiro, Rivaércia Espíndola, e o diretor médico do Hospital Regional (HRJ), José Antônio Guimarães. 

Carlos Britto