Audiência Pública discute soluções para diminuir a violência em Remanso

O aumento da violência em Remanso tem preocupado autoridades e moradores

Por Mara Cristina 30/09/2017 - 10:56 hs

O aumento da violência em Remanso tem preocupado autoridades e moradores, para buscar e propor soluções foi realizada nessa quinta-feira 28 de setembro no plenário da Câmara de Vereadores Audiência Pública com tema: Segurança Pública em Remanso. O evento teve indicação do Poder Legislativo de Remanso na pessoa do presidente da casa vereador Candido Francelino de Almeida e contou com a presença dos Deputados Luciano Simões Filho(PMDB), Adolfo Viana(PSDB) Paulo Rangel (PT), do Prefeito Zé Filho e vice João Neto, Juiz de Direito de Remanso Dr. Dario Gurgel, do Tenente da PM Gillianderson Ribeiro, representando o Comandante da PM na região Capitão Amando, Secretários Municipais, Procuradores do Município, todos os vereadores e da população da cidade.

Os vereadores expuseram as demandas da comunidade, houve a participação popular nos questionamentos  e as autoridades presentes apresentaram as possíveis melhorias que serão implantadas.

Capitão Amando sinalizou que irá reforçar o policiamento na cidade e fez um levantamento das ações conjuntas das polícias civil e militar de Remanso no ano de 2017 entre elas estão a apreensão de 16 armas de fogo, recuperação de 3 veículos roubados e de 46 prisões em flagrante, segundo o comandante a criminalidade vem diminuindo os dados apontam que em 2015 foram 15 homicídios caindo para 12 em 2016 e esse ano foram 9. O Tenente Gillianderson reconheceu o esforço de toda sua equipe em combater o crime em Remanso mais destacou as dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar como falta de efetivo e estrutura.

O vereador Antonio Moura disse ter ingressado com projeto aprovado por unanimidade por todos os vereadores para instalação de câmaras para vídeomonitoramento integrados com as Polícias Militar e Civil que irá inibir crimes e facilitar na identificação de criminosos.

Para o Deputado Luciano Simões um dos pontos mais importantes destacados na audiência foram o aumento do efetivo policial trazendo uma companhia da Policia Militar para a cidade pois para ele é inadimissível que o efetivo policial de Remanso hoje seja menor do que em 1993 quando foi criado o Batalhão e se comprometeu a levar essa solicitação e cobrar o Governo do Estado, lembrou também do papel importante da família e da sociedade no combate a criminalidade.

Entre as soluções propostas estão a Criação do Conselho Municipal de Segurança; Aumento do efetivo policial com a instalação de uma Companhia da Policia Militar em Remanso e a Criação da Guarda Municipal.

O repórter Juracy Rodrigues do Site Remanso.Net conversou com algumas autoridades veja: