Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes apóia Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio de Pilão Arcado

Por RemansoNet 19/10/2017 - 08:46 hs

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes está concedendo total apoio ao 9°Grupamento de Bombeiros, oriundo de Juazeiro (BA), para o combate ao incêndio na região de Pilão Arcado. Está sendo disponibilizada estadia no município, alimentação e todo o suporte que for necessário para o sucesso da operação. O Major Tarcísio Ribeiro, em nome da equipe, agradeceu a prefeitura municipal. “Gostaria de agradecer ao prefeito Dr.Enilson que nos possibilitou a estadia em Campo Alegre de Lourdes e está nos dando total apoio logístico”.

Segundo informações, o incêndio começou a cerca de 15 dias e tomou grandes proporções devido ao vento e ao clima seco, que favorecem a propagação do fogo na caatinga.  Em nota, a prefeitura de Pilão Arcado informou que o incêndio surgiu no distrito de Brejo da Serra. Os oito integrantes do Corpo de Bombeiros iniciaram os trabalhos na terça-feira (17/10) no povoado de Mandarino, onde constataram um foco de incêndio.

Logo depois, realizaram o mapeamento da área, em conjunto com funcionários da prefeitura de Pilão Arcado, e encontraram focos de incêndio envolvendo o distrito Brejo da Serra e os povoados Nova Holanda, Bola, Gibóia e Caiçara. “Contamos com a ajuda da população nativa para adentrarmos a caatinga, pois conhecem bem o local”, afirmou Major Tarciso Ribeiro.

De acordo com o Major, existem cerca de 12 a 15 focos de incêndio em toda a área, sendo de pequeno, médio e grande porte. “A caatinga está totalmente devastada e, embora o fogo ainda não esteja causando perigo a vida das pessoas que residem nas localidades, certamente está matando animais”, ressaltou.

 Aviões para combate ao incêndio

O Major Tarcísio Ribeiro fez um ofício circunstanciado ontem (17/10) expondo ao comandante geral do Corpo de Bombeiros a dificuldade de se adentrar em algumas áreas para debelar os focos. Como Campo Alegre de Lourdes possui pista de pouso, o major solicitou ao comandante a viabilidade de aviões para auxiliar no combate ao incêndio. “Se os aviões trabalharem conosco, poderemos resolver o problema como um todo”, concluiu.

Ascom Campo Alegre de Lourdes