Romeiros da região já vivem expectativas para tradicional Romaria de Patamuté, em Curaçá

Por RemansoNet 29/10/2017 - 08:45 hs

Da próxima terça (31) até quarta-feira (1/11), romeiros de todo o vale do São Francisco e até de alguns Estados circunvizinhos se reunirão em Curaçá, no norte da Bahia, para a tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus no distrito de Patamuté, zona rural da cidade. A programação já começa amanhã (29), com a entronização da imagem do Cristo no interior da Gruta. Já na segunda (30) haverá uma missa, às 19h30, na igreja do distrito.

A estimativa é que 6 mil pessoas visitem a Gruta. A multidão é formada por romeiros que vão pagar promessas, fazer novos pedidos ou conhecer esse lugar santo para milhares de católicos que percorrerão um trajeto íngreme, desde o pé da serra até o interior do Santuário.

Com o tema ‘Cuidar da casa comum é nossa missão’ (“Deus viu que tudo era muito bom” – Gn 1, 31), a edição deste ano contará com a participação do bispo Diocesano de Juazeiro, Dom Beto Breis, juntamente com padres da região celebrando as missas e atendendo confissões.

O distrito de Patamuté fica localizado a 84 km da sede de Curaçá. Para se chegar à Gruta, considerada um santuário popular, os romeiros percorrem mais 18 km até o pé da serra, onde uma estrutura de comercio, banheiros e alpendres para redes aguardam os visitantes. A Romaria de Patamuté é uma realização da Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do governo municipal.